Tarrafinha Literária leva espetáculo “Crianceiras” ao SESC Santos no dia 24, sábado

 Tarrafinha Literária leva espetáculo “Crianceiras” ao SESC Santos no dia 24, sábado

 

Programação infantil da 8ª edição da Tarrafa Literária, festival internacional de literatura, que acontece entre 21 e 25 de setembro em Santos, apresenta espetáculo cênico musical que homenageia o poeta Manoel de Barros

 

Espetáculo “Crianceiras”| Foto: Vânia Jucá

Espetáculo “Crianceiras”| Foto: Vânia Jucá

São Paulo, setembro de 2016 – A 8ª edição da Tarrafa Literária, festival internacional de literatura, que acontece entre os dias 21 e 25 de setembro, em Santos, apresenta a Tarrafinha Literária, que integra a programação infantil e gratuita, e apresenta  “Crianceiras”, espetáculo cênico musical concebido pelo músico Márcio de Camillo como uma homenagem a Manoel de Barros, o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade. “Crianceiras” será exibido dia 24, sábado, às 17h30, no SESC Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos – SP).

O espetáculo tem direção de Luiz André Cherubini e estética teatral do Grupo Sobrevento de Teatro e Animação. É uma mistura entre teatro, cinema de animação, música, tecnologia digital e literatura, sobretudo por causa do cenário, que por vezes é apenas projetado, e interage com os atores. A cena é uma ponte da obra poética para a infância, e é construída a partir do brincar dos personagens Bernardo, Sebastião, Caranguejo Se Achante, Sombra-Boa e outros, com a palavra do poeta musicada. Trata-se de uma encenação delicada, inusitada e bela, feita por artistas criadores comprometidos com a estética contemporânea da arte feita para crianças.

Além da Tarrafinha, a Tarrafa possui uma programação também gratuita que ocupará o Teatro Guarany, um patrimônio cultural e histórico localizado ao lado da Rodoviária de Santos, que inclui dez mesas de debates, bate-papo e o espetáculo de abertura. Alguns nomes confirmados são: Gregório Duvivier, Amara Moira, Laerte, Arthur Veríssimo, Paulo Henrique Amorim e Eduardo Gianetti, além dos estrangeiros Arnon Grunberg, holandês;  David Toscana, mexicano, que na ocasião lança o livro “Lotananza Bar”, com breves histórias de botequim; e o angolano Pepetela, que descreve, em suas obras, os problemas sociais de seu país. Programação completa em www.tarrafaliteraria.com.br.

Tarrafinha Literária @ SESC Santos

Dia 24 de setembro, sábado, às 17h30

Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos – SP

Grátis

Site: www.sescsp.org.br/unidades/20_SANTOS/

Ficha Técnica – Espetáculo “Crianceiras”

 

Poesias: Manoel de Barros (MS)

Concepção e Direção Musical: Márcio de Camillo (MS)

Iluminaturas: Martha Barros (RJ)

Direção: Luiz André Cherubini (SP)

Assistente de Direção: Andréa Freire (MS)

Músicos: Chicão Castro (MS) e Júnior Negretti (MS)

Atores: Angela Montealvão (MS) e Geraldo Saldanha (MS)

Cenografia e Figurino: Telumi Hellen (SP)

Adereços: Carol Jordão (MS)

Animação Audiovisual: Josué Junior, Animatronic Estúdio (MS) e Andrea Senise (SP)

Registro Fotográfico: Vânia Jucá (MS)

VJ: Adrian Okumoto (MS)

Desenho de Luz: Renato Machado (RJ)

Técnico de Luz: Camila Jordão (MS)

Técnico de Som: Willy Pertinhes (MS)

Design Gráfico: Lula Ricardi. XYZ Design (SP)

Produção Executiva: Izabella Maggi (MS)

Assistente de Produção: Cristiano Maggi (MS)

Co-produção: Criatto Promoções e Marruá Arte e Cultura (MS)

SOBRE A TARRAFA LITERÁRIA

A Tarrafa Literária – Festival Internacional de Literatura – Santos/ SP é o amadurecimento do trabalho de José Luiz Tahan, da livraria Realejo, que como curador têm o objetivo de enaltecer e disseminar a cultura da leitura. O festival aproxima leitores de autores durante quatro dias para dar voz ao pensamento e conversar sobre literatura, jornalismo, ciência, história, futebol e o que mais vier à mente dos convidados. Nesta edição, destque para temáticas como sexo e sexualidade. A Tarrafa Literária não é um ambiente acadêmico, mas de entretenimento e cultura.

Sempre com grandes nomes da literatura nacional e internacional apresentando temas interessantes e atuais, a Tarrafa Literária acontece bem próxima de São Paulo capital. Considerando os atrativos do porto, das praias e a praticidade do Sistema Anchieta-Imigrantes para o acesso à região, o período é bem favorável para quem vem de fora, seja para um programa diferenciado de um dia, seja para aproveitar a totalidade da programação. Mais informações: www.tarrafaliteraria.com.br

Agência Lema
Leandro Matulja/ Letícia Zioni/ Larissa Marques
agencialema.com

Informações para Imprensa:
Diene Guedes (+55 11) 3871-0022 Ramal 217
diene@agencialema.com.br