
Daniela Arbex
Eleita a melhor repórter investigativa do Brasil pelo Troféu Imprensa, Daniela Arbex é autora premiada de seis livros. Holocausto brasileiro, sua obra de estreia, foi eleita o Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem pelo Prêmio Jabuti (2014). Publicado no Brasil e em Portugal, o livro foi transformado em documentário que está disponível no catálogo da Netflix. Também inspirou a série de ficção Colônia, da Globoplay, que está em sua segunda temporada, e o filme Ninguém Sai Vivo Daqui, que estreou nos cinemas nacionais em 2024.
A escritora publicou ainda Cova 312, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem (2016). Em 2018, lançou Todo dia a mesma noite, sobre a Boate Kiss, que deu origem à minissérie dramática homônima exibida pela Netflix em 2023.
Em 2020, lançou a biografia Os dois mundos de Isabel. Já em 2022, publicou “Arrastados”, os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho, que venceu o prêmio Vladmir Herzog, na categoria Direitos Humanos em 2023. Arrastados está em adaptação para série documental que será exibida pela Globoplay em 2026.
Em 2024, lançou Longe do ninho. Seu best-seller mais recente trata da morte de dez atletas do Flamengo e denuncia a falta de capacidade dos clubes brasileiros de promoverem a saúde mental de jovens atletas.
Uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, Daniela tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles, o americano Knight International Journalism Award (2010), o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009) e o Natali Prize que recebeu na Bélgica em 2002.